Passo a Passo: Aprenda como fazer um telhado verde

Publicado dia 17/09/2013.

O projeto auxilia no isolamento térmico do ambiente interno e contribui com o reequilíbrio ambiental dos centros urbanos, dentre outros benefícios

Telhado Verde 3

Foto: movemovel

Pensar em sustentabilidade é trazer para a prática ações que auxiliem o meio ambiente e o bem-estar da sociedade. Um exemplo que tem dado certo e contribuído com essa melhoria são os telhados verdes – projeto de arquitetura que reveste o telhado com plantação de vegetais. Dentre os benefícios estão: auxilia na drenagem da água da chuva; promove o reequilíbrio ambiental nas cidades urbanas; valoriza o imóvel e ajuda no isolamento acústico e térmico.

Com tantos aspectos positivos, como não aderir a este projeto? Embora exija um conhecimento específico para a sua construção, com o auxílio de um arquiteto você conseguirá montar o seu. Existem várias formas de se construir. Se já existe um telhado, por exemplo, ele pode receber placas pré-moldadas com mudinhas de espécies suculentas resistentes ao sol e que consomem pouca água. Se for construir um do zero, a laje precisa ser impermeabilizada com manta asfáltica e lona.

Passo a passo

Antes de iniciar todo o processo, consulte um profissional do ramo para que ele avalie a estrutura da cobertura antes de ser feita a instalação. O eco telhado deve ser revestido por manta asfáltica, areia, terra adubada e grama (com ou sem mudinhas de plantas). A areia e a terra adubada precisam ter altura suficiente para sustentar espécies de raízes curtas, ou seja, de 5 a 10 cm de areia e 3 a 5 cm de terra. Além disso, é imprescindível colocar dutos de irrigação e drenagem para escoamento da água. É importante que, assim como um jardim, o telhado verde receba manutenção constante: na estrutura, crescimento das mudas, estatura da grama, fertilização com compostos orgânicos, etc.

A prática sustentável também contribui com o aumento da biodiversidade, a redução da emissão de carbono e com o visual dos centros urbanos. Se você quiser aproveitar ainda mais esse espaço, experimente fazer uma hortinha em seu telhado verde.

 

DEPOIMENTOS+ DEPOIMENTOS

Rafael


Muito legal o site.
EU CURTO ESSA IDEIA
FACEBOOK COMPARTILHE